Rua Luz, 235 - Americo Silva, Lagoa da Prata - MG, 35.590-000 Pedir Música
OUÇA AO VIVO

DIA NACIONAL DO CERRADO; ENTENDA UM POUCO SOBRE ESSE BIOMA E SOBRE OS PERIGOS QUE ELE ENFRENTA

DIA NACIONAL DO CERRADO; ENTENDA UM POUCO SOBRE ESSE BIOMA E SOBRE OS PERIGOS QUE ELE ENFRENTA

Hoje, 11 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Cerrado, bioma este que é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil, sendo predominante na região centro-oeste brasileira.

O bioma possui uma vegetação amplamente variada, sendo apontado como a savana com maior biodiversidade do mundo, apresentando cerca de 4.400 espécies endêmicas (próprias e únicas existentes da ecorregião) e abrigando aproximadamente 11.627 de espécies nativas. Uma das características principais presente na vegetação do Cerrado são as árvores com troncos grossos e tortuosos, além de possuir gramíneas e arbustos.

Mesmo diante a tantas características, o cerrado se encontra em perigo, e um dos principais agentes de tal fator é a agropecuária, que recorrentemente provoca impactos ao expandir a região desse bioma para a criação de áreas de pastagem. De acordo com o site Brasil Escola, "Essas atividades, além de descaracterizar o bioma no sentido paisagístico, alteram também a manutenção da biodiversidade, visto que muitos animais perdem seu habitat, correndo o risco de entrar em extinção, assim como espécies endêmicas de plantas." https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm.

Uma das grandes causas do desmatamento são as queimadas. De acordo com o jornal CNN, “Embora possua tipos de vegetação que evoluíram para lidar com queimadas, o aumento das secas e das temperaturas extremas, aliado ao uso indiscriminado de queimadas, tem agravado os incêndios no bioma, colocando em risco sua biodiversidade.” https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/incendios-devastam-88-milhoes-de-hectares-no-cerrado-em-39-anos-diz-estudo/.

Em Lagoa da Prata (MG), foi criado o projeto nomeado “Xô, queimadas!”, com o objetivo de conter as queimadas naturais e/ou ilegais que ocorrem na cidade de fundação do projeto, em Japaraíba e em toda a região. Segue abaixo as palavras do Sargento Leonardo, membro da PM Ambiental em Lagoa da Prata. 

Categorias